Pesquisar:

 

Categorias:

Gadgets

Ciência

Cinema

Televisão

Hardware

Software

Jogos

Humor

Blog

Arquivos:

Novembro 2008

Outubro 2008

Junho 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

RSS:

Contacto:

Domingo, 24 de Fevereiro de 2008

Cientistas desmistificam crenças médicas

  Cientistas desmistificam crenças médicas
     
  “Mitos tidos como verdadeiros - mesmo dentro da própria comunidade médica - como os de que ler com pouca luz prejudica permanentemente a visão e beber oito copos de água por dia faz bem à saúde, são desmistificados num novo estudo.

Investigadores norte-americanos constataram que não existem provas científicas que confirmem a veracidade de vários mitos médicos, defendidos tanto pela classe médica como pelo público geral.

De acordo com os cientistas, não é necessário beber oito copos de água por dia, já que o consumo adequado de líquidos é normalmente satisfeito através da ingestão de sumo, leite e até bebidas com cafeína, como o chá e o café. As provas científicas apontam ainda para os perigos do consumo excessivo de água.

Outra teoria amplamente aceite, a de que o ser humano apenas utiliza 10% do cérebro, é igualmente desmentida por estudos realizados em pacientes com lesões cerebrais, que mostram que a existência de lesões em quase qualquer área do cérebro resulta em efeitos específicos e duradouros nas capacidades mentais, vegetativas e comportamentais de uma pessoa.

O mito das unhas e cabelos que crescem após a morte poderá ser, segundo os cientistas, uma interpretação errada da retracção da pele que ocorre após alguém falecer.

Em relação à crença de que rapar o cabelo o faz crescer mais depressa, mais escuro e mais forte, também não é verdadeira. O que realmente acontece é que o cabelo nasce eriçado e com o tempo a ponta desgasta-se e parece mais grossa, resultando numa ilusão de óptica.

Os cientistas terminam afirmando que ler com pouca luz não causa lesões permanentes nos olhos, que existem poucas provas que suportem a proibição dos telemóveis nos hospitais devido a interferências electromagnéticas, e que comer peru não provoca sonolência.

O estudo foi publicado no British Medical Journal.”
Fonte: Ciberia
 
Ricardo Afonso às 20:50

| Comentar

_____________________________________
Posts Anteriores

Novembro 2008

Outubro 2008

Junho 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008